Fiat Brava: A História do Sucessor do Tipo

O Fiat Brava nasceu como parte de uma nova geração de médios da Fiat, que também incluía o sedã Marea e a perua Marea Weekend.

Para o mercado brasileiro, a escolha foi pelo Brava de cinco portas, em detrimento do Fiat Bravo de três portas, que tinha um apelo mais esportivo, mas não agradava tanto ao público brasileiro.

Lançado em 1999, o Brava chegou como uma alternativa moderna e refinada no segmento de hatchs médios.

Seu design, claramente inspirado no Marea, combinava elegância e esportividade.

A traseira em estilo notchback dava ao modelo uma identidade única, sendo algo entre um sedã e um hatch convencional.

Além disso, o Brava utilizava a mesma plataforma do Marea, mas com 20 cm a menos de comprimento, o que o tornava ágil e fácil de dirigir em ambientes urbanos.

Hoje, o Fiat Brava é lembrado como um modelo que tentou inovar em um segmento altamente competitivo.

Se você é um entusiasta de carros clássicos e médios dos anos 90 e 2000, o Fiat Brava é uma peça que merece destaque na história automotiva brasileira.

Afinal, ele foi o elo entre o icônico Tipo e o bem-sucedido Stilo, ajudando a consolidar a posição da Fiat no mercado nacional.