Fiat 147 Furgoneta: o hatch transformado em furgão

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O Fiat 147 é um dos carros mais icônicos da história automotiva nacional. Sendo o primeiro carro produzido pela Fiat no Brasil, ele trouxe diversas inovações para o mercado, incluindo a tração dianteira e motor transversal, que permitiam um melhor aproveitamento do espaço interno. Mas foi em 1978 que a marca italiana deu um passo ainda mais ousado, ao lançar uma versão voltada para o trabalho: o Fiat 147 Furgoneta.

Apresentado no XI Salão do Automóvel e Autopeças de São Paulo, o modelo impressionou pelo conceito inovador. Ele era, na essência, um hatchback transformado em um pequeno furgão, sendo uma alternativa acessível e econômica para pequenos empreendedores e serviços urbanos.

Uma solução eficiente para o trabalho

Créditos: Reprodução

O Fiat 147 Furgoneta mantinha as proporções do hatch convencional, mas eliminava o banco traseiro e ganhava um assoalho plano, ampliando sua capacidade de carga. Seu porta-malas original, de 352 litros, passava para 1.160 litros, permitindo transportar até 420 kg de carga. Os vidros laterais e traseiros eram substituídos por chapas de aço, reforçando o aspecto profissional do veículo.

O modelo era equipado com um motor FIASA 1050 a gasolina, que entregava 57 cv de potência SAE (48 cv ABNT) e 7,9 kgfm de torque. Em testes da época, ele acelerava de 0 a 100 km/h em 19,47 segundos e atingia uma velocidade máxima de 136 km/h. Além disso, seu consumo era um diferencial: 10,2 km/l na cidade e até 15,8 km/l na estrada.

Evolução e a chegada da versão a etanol

Créditos: Reprodução

Em 1979, o Fiat 147 se tornou o primeiro carro movido a etanol do mundo. O novo motor FIASA 1300 a álcool oferecia 62 cv de potência e 11,53 kgfm de torque, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 18 segundos e uma velocidade máxima de 139 km/h. A opção a etanol também foi disponibilizada para a Furgoneta, ampliando sua eficiência e reduzindo os custos operacionais para frotistas e pequenos comerciantes.

A Fiat investiu pesado na popularização do 147 Furgoneta. Para isso, criou um programa de assistência técnica, no qual 30 unidades do modelo percorriam o Brasil, treinando mecânicos e atendendo clientes. Essa estratégia ajudou a consolidar a confiança na marca, ainda jovem no mercado brasileiro.

O legado do 147 Furgoneta

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O Fiat 147 Furgoneta logo se tornou o veículo de trabalho preferido de empresas de telefonia, fornecimento elétrico, serviços públicos e pequenos empreendedores. Ele se destacou por ser econômico, ágil e de fácil manutenção. Em 1981, ele recebeu uma reestilização, adotando a frente “Europa”, mas mantendo sua essência voltada ao trabalho.

Mesmo com o lançamento do Fiat Fiorino em 1981, que oferecia um compartimento de carga ainda maior, o 147 Furgoneta permaneceu em produção até 1987, quando foi substituído pelo Uno Furgão. No total, foram fabricadas 12.719 unidades, muitas das quais tiveram um uso tão intenso que hoje são raridades entre colecionadores.

Conclusão

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O Fiat 147 Furgoneta marcou época como o primeiro hatch convertido em furgão no Brasil. Ele trouxe um conceito inovador para um país onde veículos de carga compactos eram raros, ajudando a Fiat a se consolidar no mercado nacional. Hoje, encontrar um 147 Furgoneta em bom estado é uma tarefa difícil, tornando-o uma verdadeira relíquia para os apaixonados por carros clássicos.

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