Em 1975, a General Motors do Brasil, que celebrava 50 anos no país, resolveu expandir sua linha de sucesso, o Opala, lançando uma versão perua: a Caravan.
Apresentada no Salão do Automóvel de 1974, a perua chegava com uma proposta diferenciada para um mercado que, até então, era dominado por utilitários como a Chevrolet Veraneio.
Embora propagandeada como “o primeiro station wagon brasileiro”, a Caravan ignorava concorrentes já existentes, como a Ford Belina e a VW Variant.
Mas isso não impediu o sucesso do modelo, que rapidamente conquistou os consumidores pelo seu espaço interno e pelo visual elegante.
Com capacidade de carga impressionante, podia acomodar até 1.950 litros no porta-malas e carregar confortavelmente até seis ocupantes.
Com a chegada da década de 1980, a Caravan passou por uma grande reestilização.
Nos anos 90, a Caravan passou por uma última modernização.
A Caravan também virou um clássico da cultura pop no país. Filmes, séries e videoclipes costumam trazer o modelo em cenas nostálgicas dos anos 70 e 80.
Seja como um carro de família, um esportivo disfarçado ou um item de colecionador, a Chevrolet Caravan segue firme na memória dos apaixonados por automóveis, mostrando que um clássico nunca sai de moda.