Se você viveu a juventude nos anos 80 e 90, com certeza já teve ou sonhou em ter um Ford Escort XR3 conversível na garagem. Este modelo não era apenas um carro ele era um verdadeiro símbolo de status, liberdade e esportividade. E mesmo hoje, mais de três décadas depois de seu lançamento, o Escort XR3 continua despertando suspiros e fascínio.
Mas o que torna esse carro tão especial? E quanto você estaria disposto a pagar por um modelo 1990, intocado, com apenas 14 mil km rodados, praticamente saído de uma cápsula do tempo? É isso que você vai descobrir agora.
A Origem de Um Clássico Desejado

O Ford Escort chegou ao Brasil em 1983, baseado na sua terceira geração (Mk3), que já era sucesso na Europa. A versão nacional seguiu os mesmos padrões: design moderno, visual europeu e um toque de esportividade que faltava em muitos concorrentes da época.
Logo no ano seguinte, em 1984, a Ford apresentou ao mercado brasileiro a tão esperada versão esportiva: o Escort XR3. Com linhas mais agressivas, rodas exclusivas, bancos envolventes e detalhes que gritavam “velocidade”, o XR3 se tornou rapidamente um sonho de consumo. Mas foi em 1985 que o modelo deu um salto ainda maior na lista de desejos do brasileiro: chegava ao mercado o Escort XR3 Conversível.
Um Conversível Feito no Brasil

O que talvez você não saiba é que a versão conversível do XR3 foi fruto de uma parceria com a Karmann Ghia do Brasil, localizada em São Bernardo do Campo (SP). Essa colaboração fez com que o modelo ganhasse ainda mais prestígio, pois, além do visual arrebatador, ele agora oferecia a possibilidade de curtir o céu aberto algo raríssimo entre carros nacionais da época.
Imagine-se naquela época, dirigindo um XR3 Conversível vermelho com o vento batendo no rosto e a trilha sonora da sua fita cassete favorita tocando no rádio. Era isso que significava ter um Escort desses: status, liberdade e muito estilo.
Mudanças Estéticas e Tecnológicas com o Tempo
Com o passar dos anos, o Escort passou por várias atualizações. Em 1987, a Ford lançou a versão Mk4, que trouxe importantes mudanças visuais e mecânicas. Foi quando o modelo ficou ainda mais moderno, adotando para-choques plásticos envolventes, interior reformulado, novos detalhes nas lanternas traseiras e um design frontal mais limpo sem a tradicional grade.
Se você comprasse um XR3 conversível nessa época, também poderia optar por direção hidráulica, ar-condicionado e até uma incrível capota elétrica item praticamente de luxo nos carros nacionais dos anos 80.
O Raro Exemplar Que Encanta Até Hoje

Agora, imagine encontrar um Ford Escort XR3 Conversível 1990, com apenas 14 mil quilômetros rodados, nunca restaurado e totalmente original, do jeitinho que saiu da fábrica. É exatamente isso que um colecionador do Chuí (RS) teve a sorte de adquirir recentemente.
Esse exemplar foi vendido por nada menos que R$ 280 mil pela loja GG World Premium Classic Cars. Para você ter uma ideia, esse valor é equivalente ao preço de uma Ford Ranger XLS 0 km, ano 2025/2026, com motor 2.0 Diesel 4×4. Ou seja, é o que se paga pelo privilégio de possuir um dos Escort XR3 Conversíveis mais bem preservados do país.
Ayrton Senna e a Lenda do XR3
E por falar em lenda, é impossível não mencionar a associação do XR3 com ninguém menos que Ayrton Senna. O piloto brasileiro, que começava a brilhar nas pistas da Fórmula 1, foi utilizado como garoto-propaganda da Ford.
Há quem diga que Senna teve duas unidades do XR3, uma vermelha e outra prata, e que não era raro vê-lo pilotando por São Paulo. Esse marketing sagaz da Ford contribuiu para que o XR3 se tornasse ainda mais desejado pelos jovens da época, transformando-o em um dos maiores ícones automotivos nacionais.
Versões Especiais e Evolução Mecânica
Durante os anos 80 e início dos 90, a Ford apostou em diversas edições especiais do Escort. Logo após o lançamento da versão esportiva, surgiu a XR3 Pace Car, uma homenagem ao carro-madrinha do GP do Brasil de Fórmula 1 de 1984. Foram apenas 350 unidades, pintadas nas cores e grafismos semelhantes ao usado no evento.
Com o tempo, o XR3 foi ganhando motores mais potentes. Os primeiros modelos vinham equipados com o motor CHT 1.6, que rendia cerca de 65,3 cv com gasolina e 73,4 cv com etanol. Já no fim de 1984, essa potência subiu para 82,9 cv, o que era bastante para os padrões da época.
Em termos de desempenho, você podia esperar um 0 a 100 km/h em 13,4 segundos na versão fechada. No conversível, o tempo aumentava um pouco, para 13,9 segundos, por conta do reforço estrutural necessário à carroceria aberta.
A Revolução da Autolatina e o Motor AP
Em 1989, com a criação da joint venture Autolatina, a Ford passou a utilizar motores Volkswagen em seus modelos. Essa mudança marcou profundamente a história do Escort XR3. O motor AP-1800S de 99 cv passou a ser o coração do XR3 e do XR3 Conversível, elevando seu desempenho e confiabilidade.
Se você teve um XR3 com motor AP, sabe o quanto esse conjunto era mais ágil, vibrante e eficiente. E se não teve, com certeza sonhava em ter um.
As Séries Benetton e Fórmula
Ainda em 1989, a Ford lançou uma das versões mais icônicas do modelo: a XR3 Super Sport, popularmente conhecida como Benetton, por conta do patrocínio da marca à equipe de Fórmula 1 que usava motores Ford.
Essa versão vinha apenas na cor branca, com frisos verdes e detalhes internos que imitavam as cores da equipe. Era uma combinação ousada, esportiva e bastante exclusiva, o que fez dela uma das mais raras entre os colecionadores.
Dois anos depois, em 1991, chegava o XR3 Fórmula, ainda mais exclusivo. Foram apenas 754 unidades, todas nas cores vermelha Munique ou azul Denver. O grande destaque dessa série era a introdução da suspensão ativa, tornando o XR3 o primeiro carro nacional com tecnologia eletrônica de ajuste dinâmico algo que só voltaria a aparecer em modelos de luxo anos depois.
O Fim de Uma Era: Adeus, XR3

Em 1992, o Escort passou a incorporar o catalisador para atender às normas de emissões. Foi também o último ano da geração Mk3. Já em 1993, com a chegada da nova geração, a Ford trouxe mudanças significativas, inclusive no desempenho.
A versão esportiva passou a contar com o motor AP-2000, o mesmo utilizado no Volkswagen Gol GTI, com 115,5 cv e torque de 17,7 kgfm. O 0 a 100 km/h caiu para ótimos 9,7 segundos, colocando o XR3 no topo da categoria dos esportivos nacionais.
Como presente de despedida, a Ford lançou ainda em 1993 a série XR3 Special Edition 75, com apenas 175 unidades, comemorando os 75 anos da marca no Brasil. Ela vinha nas cores preta e dourada, com bancos Recaro, antena elétrica e sistema de som com equalizador — itens exclusivos que faziam dessa edição uma verdadeira joia.
Infelizmente, o fim da linha chegou em 1995, com a aposentadoria oficial do Escort XR3. A Ford tentou substituí-lo com a versão Racer, fabricada na Argentina, mas que não teve a mesma aceitação. Em 1998, ainda lançou a versão RS, com motor Zetec 1.8 16V, mas o brilho já não era o mesmo.
Finalmente, em 2003, após 20 anos de história no Brasil, o Escort se despediu, deixando para trás um legado de mais de 1 milhão de unidades vendidas e uma legião de apaixonados.
Quanto Vale Ter um XR3 Hoje?
Se você é colecionador, entusiasta ou simplesmente alguém com boas memórias dos anos 80 e 90, já sabe que o valor de um Escort XR3 vai muito além do dinheiro. Mas, se quiser mesmo ter uma dessas raridades na garagem, prepare o bolso.
Modelos bem conservados, especialmente os conversíveis e de séries especiais, podem ultrapassar facilmente os R$ 150 mil. No caso do exemplar citado no início, vendido por R$ 280 mil, o valor é justificado não só pela baixa quilometragem, mas pela autenticidade e estado de conservação impecável.
O Que Faz do XR3 Um Clássico Tão Desejado
O Escort XR3 representa uma época em que o carro era muito mais do que um meio de transporte. Ele era uma extensão da sua personalidade, um símbolo de rebeldia, juventude e ousadia. Era o carro do comercial com Ayrton Senna, do vizinho bem-sucedido, do jovem que “chegava chegando” na balada.
Hoje, ao ver um XR3 rodando por aí especialmente um conversível vermelho reluzente é impossível não virar o pescoço. Você sente uma mistura de nostalgia, admiração e respeito por aquele que, por muitos anos, foi o desejo número um de toda uma geração.
Conclusão: Vale Cada Centavo da Saudade

Se você ainda sonha com um Ford Escort XR3, saiba que não está sozinho. Esse carro não é apenas uma peça de coleção, é um fragmento da sua história, um recorte da cultura brasileira dos anos 80 e 90.
Investir em um Escort hoje é mais do que comprar um carro é resgatar emoções, reviver momentos e relembrar um tempo em que dirigir era uma experiência intensa e pessoal.
E se um dia você tiver a chance de pilotar um desses novamente, aproveite cada segundo. Ligue o som, baixe a capota e sinta-se novamente com 20 anos, cheio de sonhos e acelerando pelas ruas do passado.