100 anos da Chevrolet no Brasil: Os carros icônicos

0
134

Neste 26 de janeiro de 2025, a Chevrolet celebra um marco histórico: 100 anos de operação no Brasil. Tudo começou em um pequeno galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo, onde caminhonetes e furgões eram montados a partir de kits importados. Hoje, a Chevrolet é sinônimo de inovação, robustez e tradição, com fábricas espalhadas pelo país e milhares de funcionários.

Neste artigo, você vai relembrar os carros mais icônicos da marca, que marcaram gerações e moldaram o mercado automotivo brasileiro. Desde caminhonetes clássicas até hatches modernos, esta é uma viagem nostálgica e repleta de história.


Chevrolet 3100 (1947-1964): A precursora das picapes no Brasil

Foto: Divulgação

A Chevrolet 3100, conhecida como “Boca de Sapo” devido ao design da grade frontal, é um dos primeiros marcos da GM no Brasil. Inicialmente montada a partir de kits CKD (Completely Knocked Down), a picape passou a ser fabricada localmente em 1958.

  • Popularidade: Amada tanto por agricultores quanto por empresários, a 3100 consolidou a Chevrolet como líder no segmento de veículos utilitários.
  • Curiosidade: Em 2005, um exemplar de 1960 percorreu 16 mil km de Manaus até Detroit, onde hoje está em exibição no museu da GM.

Chevrolet C10 (1964-1984): A evolução das picapes

Reprodução/The Garage

Substituindo a 3100, a C10 trouxe mais robustez e versatilidade. Produzida por duas décadas, foi uma das principais opções para o trabalho no campo e na cidade.

  • Impacto: Além de seu sucesso como picape, deu origem ao SUV Veraneio, um precursor do atual Trailblazer.
  • Inovação: Foi uma das primeiras picapes da Chevrolet no Brasil a oferecer versões com tração 4×4, o que a tornou ainda mais versátil.

Chevrolet Opala (1968-1992): O carro do patrão

O Opala foi o primeiro automóvel de passeio da Chevrolet fabricado no Brasil. Apresentado em 1968, tornou-se um ícone de luxo e potência.

  • Versatilidade: O Opala teve diversas configurações: sedã, cupê esportivo e perua (Caravan).
  • Legado: Até hoje, é lembrado como símbolo de status e performance. Modelos como o SS 1978 e o Diplomata 1992 são cultuados entre os colecionadores.

Chevrolet Chevette (1973-1994): O popular querido

Foto: Saulo Mazzoni/Autoesporte/Acervo MIAU

O Chevette surgiu para atender o público que buscava um carro compacto, acessível e econômico. Durante 21 anos, a Chevrolet produziu mais de 1,6 milhão de unidades no Brasil.

  • Destaque: Foi o primeiro carro compacto da Chevrolet no país, conquistando corações com sua simplicidade e eficiência.
  • Curiosidade: Até hoje, é um dos carros mais lembrados por quem viveu os anos 70 e 80.

Chevrolet Monza (1982-1996): O queridinho dos anos 80

O Monza foi um divisor de águas. Ele trouxe inovações como motores mais eficientes, design moderno e uma lista de equipamentos que o colocava como um dos carros mais sofisticados de sua época.

  • Premiações: Eleito o Carro do Ano pela Autoesporte em três ocasiões (1982, 1986 e 1987).
  • Popularidade: Tornou-se referência de qualidade e conforto, moldando o desejo do consumidor brasileiro por sedãs médios.

Chevrolet D20 (1985-1996): Robustez inigualável

Foto: Reprodução

A linha D20 consolidou a tradição da Chevrolet no segmento de picapes robustas. Com motorizações a diesel e a gasolina, era perfeita para quem precisava de força e durabilidade.

  • Origem de SUVs: Deu origem aos SUVs Bonanza e Veraneio, ambos derivados da D20.
  • Público-alvo: Agricultores e transportadores foram os principais usuários dessa linha de sucesso.

Chevrolet Corsa (1994-2012): O hatch que revolucionou

Foto: Ricardo Novelli/Autoesporte/Acervo MIAU

Nos anos 90, a Chevrolet surpreendeu o mercado com o lançamento do Corsa, que trouxe um design arredondado e moderno. Ele rapidamente se tornou um dos hatches mais vendidos do Brasil.

  • Produção: Teve duas gerações, sendo substituído pelo Onix em 2012.
  • Preço acessível: Era competitivo no mercado, atendendo tanto jovens motoristas quanto famílias pequenas.

Chevrolet S10 (1995-presente): A picape brasileira por excelência

A S10 é um dos maiores sucessos da Chevrolet no Brasil. Desde sua estreia em 1995, já vendeu mais de 750 mil unidades no mercado interno e exportou outras 250 mil.

  • Destaque: Está em sua terceira geração e é referência em robustez, tecnologia e conforto.
  • Curiosidade: Originou o Blazer, um dos SUVs mais lembrados dos anos 90.

Chevrolet Celta (2000-2015): Simplicidade que conquistou

Foto: Divulgação

Lançado como um projeto nacional, o Celta visava atender o segmento de entrada com eficiência e baixo custo. Foi um dos carros mais acessíveis da Chevrolet, com preços a partir de aproximadamente R$ 12 mil na época de lançamento.

  • Produção: Foram 1,5 milhão de unidades em 15 anos.
  • Legado: Apesar de simples, o Celta marcou uma geração de motoristas brasileiros.

Chevrolet Onix (2012-presente): O líder absoluto

O Onix é o modelo mais vendido do Brasil nos últimos anos. Com design moderno, tecnologias de conectividade e segurança, ele continua a ser o preferido dos brasileiros.

  • Inovação: Foi o primeiro carro da Chevrolet a oferecer Wi-Fi a bordo.
  • Futuro: Uma reestilização está prevista para 2025, prometendo manter sua liderança no mercado.

Conclusão: Um século de inovação e sucesso

Foto: Murilo Góes

A Chevrolet completa 100 anos no Brasil com um legado impressionante. Desde a 3100, que popularizou as picapes no país, até o Onix, líder absoluto de vendas, a marca construiu uma história marcada por inovação, robustez e uma conexão única com os consumidores.

Essa trajetória mostra como a Chevrolet evoluiu para atender às necessidades de diferentes gerações, sem nunca perder sua essência. E agora, em 2025, você pode esperar ainda mais inovações, com novos modelos e tecnologias que prometem revolucionar o mercado.

Parabéns, Chevrolet! Que venham mais 100 anos de sucesso no Brasil!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui